A partir de agosto, o aplicativo Ourocard, de gestão e utilização dos cartões de crédito e débito do Banco do Brasil, passará a permitir a realização de compras em estabelecimentos físicos usando os pontos do programa de fidelidade da instituição financeira. Segundo Marco Mastroeni, diretor de negócios digitais do Banco do Brasil, será possível realizar pagamentos com os pontos em qualquer loja que tenha um POS habilitado para NFC. Será uma iniciativa inédita no Brasil.

Outras novidades que serão adicionadas no futuro ao app são a gestão de cartões de alimentação, refeição, transporte  e cultura; a abertura de uma API para a integração com apps de terceiros; a gestão de programas de fidelidade; e a possibilidade de servir como uma identidade.

O aplicativo do Ourocard foi relançado há menos de dois meses, com layout totalmente reformulado. De lá para cá, acumula 40 mil downloads, sendo 25 mil em Android e o restante em iOS. Hoje os usuários podem gerir o extrato de seus cartões; liberá-los e bloqueá-los; verificar a localização de cada compra; gerar cartões virtuais para compras online; solicitar segunda via de cartão; demandar a produção de um cartão personalizado; habilitar seu uso no exterior; e contestar compras. Além disso, usuários Android podem pagar por aproximação, com NFC. Uma das novidades da versão atual é a funcionalidade "tap and pay", ou "encoste e pague", que permite o pagamento por NFC mesmo com o aplicativo fechado, desde que a tela do aparelho não esteja bloqueada.

Mastroeni participou nesta quarta-feira, 22, de painel sobre carteiras digitais na Ciab, em São Paulo.