Uma das coisas mais divertidas, originais e lucrativas que existe no futebol é a brincadeira de adivinhar o placar de uma partida ou resultado de um torneio. Na década de 1970, nós tivemos a zebrinha da Loteria Esportiva que aparecia todo domingo à noite repassando os resultados e usando seu bordão “Deu Zebra” para partidas com resultados fora do comum. Mais recentemente, o Polvo Paul do aquário de Oberhaussen, Alemanha, acertou os  principais placares da Copa do Mundo de 2010, inclusive a final entre Holanda e Espanha que teve a vitória por 1×0.

Agora, a UEFA lançou um aplicativo de predição dos jogos da Euro 2016, principal campeonato de seleções do continente. É o Prognósticos UEFA EURO 2016 (Android e iOS). Nele, a pessoa pode entrar com o login de sua rede social e desafiar familiares e amigos para definir quem acerta mais resultados.

O usuário pode tentar ‘chutes’ do torneio inteiro – exceto dos jogos que já aconteceram – até a final e a disputa de terceiro lugar. Pode inclusive colocar os times que vão passar entre as chaves de quartas e semifinais, além de seu placar. Quanto mais preciso o resultado, mais pontos a pessoa obtém.

O app, dividido em prognóstico de partida e de chaveamento, ainda dá prêmios aos usuários que mais acertarem os resultados da Euro 2016. Nas duas categorias, o primeiro colocado ganha um smartwatch e e um set de produtos de um dos patrocinadores do campeonatos, a montadora Hyundai.