Os recentes protestos no Brasil começaram por meio do uso da tecnologia pelos cidadãos, com ferramentas como redes sociais e aplicativos no celular. O Protestaí, aplicativo colaborativo para Android e iOS, foi lançado um pouco antes do início dos protestos, mas abrange todos os tipos de assuntos para reclamações e sugestões.

“A ideia é criar uma ferramenta para chamar as pessoas a discutirem sobre tudo o que elas acham que possa melhorar, desde serviços públicos até estabelecimentos comerciais. Não necessariamente o protesto vai ser uma crítica, os usuários também podem fazer sugestões”, explica Flávio Henrique de Freitas, criador e desenvolver do Protestaí.

Freitas conta que criou o aplicativo para facilitar as reclamações e sugestões de consumidores e cidadãos, que muitas vezes levam tempo e são burocráticas para serem feitas, o que faz as pessoas a desistirem. O principal diferencial do Protestaí são as curtas mensagens de protestos, limitadas a uma frase, como desabafos existentes nas redes sociais. A diferença é que no Protestaí, as mensagens são encaminhadas aos órgãos ou empresas responsáveis, que podem responder aos reclamantes. “Por enquanto estamos dando conta de encaminhar os protestos, mas o objetivo é que as próprias empresas, prefeituras e órgãos se cadastrem no sistema, e até mesmo os usuários possam se ajudar quando têm contatos de estabelecimentos, por exemplo”, diz Freitas.

Os usuários também usam hashtags para classificar os assuntos e a ferramenta mostra quais os tópicos mais falados. Entre os assuntos mais comentados em São Paulo desde o lançamento do app estão: atendimento em geral, trânsito e transporte público, com reclamações sobre pontos de ônibus, tarifas, horário dos ônibus, metrô, entre outros tópicos relacionados.

Por ser gratuita para usuários e empresas, a ferramenta ainda não gera nenhum tipo de receita. Por enquanto, Freitas procura investidores para ampliar o Protestaí e iniciar um modelo de negócios no qual as empresas paguem para fazer enquetes com os usuários, como uma espécie de pesquisa de mercado, para saber a opinião dos consumidores em relação a produtos e atendimento.