O Yahoo anunciou na noite da segunda-feira, 21, a compra da empresa de consultoria de análise de comportamento móvel Flurry. O valor não foi confirmado oficialmente, mas segundo o Wall Street Journal teria sido de US$ 200 milhões. A ideia é que o portal aumente e melhore sua presença no mercado móvel, atual foco da companhia. "Nosso acordo para aquisição da Flurry é um passo significativo para a companhia e reforça o compromisso do Yahoo em construir e dar suporte a aplicações móveis e soluções de monetizações úteis, inspiradoras e lindas", diz o anúncio conjunto das empresas. A transação não tem previsão de conclusão divulgada e está sujeita a aprovações de órgãos reguladores.

Ao ser incorporada ao Yahoo, a Flurry deverá manter todo o time e foco para atender a seus clientes, operando agora com a injeção de capital e recursos da nova controladora para acelerar a entrega de plataformas para desenvolvedores. "A combinação de escala das duas companhias vai acelerar o crescimento de receita de milhares de desenvolvedores e publishers pelo ecossistema móvel", promete o portal. "Como parte do Yahoo, a Flurry vai continuar a ser a comunidade de aplicações móveis do jeito que sempre fizemos, só que melhor", disse em comunicado separado a empresa de análise de dados.

De acordo com as companhias, a Flurry possui atualmente 170 mil desenvolvedores utilizando sua plataforma de analytics, que captam dados de atividade de 1,4 bilhão de dispositivos por mês e 5,5 bilhões de sessões de uso de apps por dia. Além disso, a solução está presente em uma média de sete aplicativos por dispositivo, com um total de 542 mil apps usando a plataforma. A Flurry trabalha com desenvolvedores em mais de 150 países e ainda conta com 8 mil publishers.

Do lado do Yahoo, o site móvel (e das receitas relacionadas) chega a dobrar anualmente. Atualmente, mais da metade da audiência é mobile, e no segundo trimestre foram mais de 450 milhões de usuários móveis ativos.

Em maio passado, o CEO da Flurry, Simon Khalaf, participou via videoconferência do Tela Viva Móvel, evento organizado pela Converge Comunicações.