O Brasil está entre os três países com maior proporção de acessos através de dispositivos móveis ao serviço do Kayak, website e app móvel (Android, iOS e Windows Phone) de comparação de preços de viagens aéreas e hotéis presente em 31 mercados. Seu lançamento no Brasil aconteceu este ano. No mundo, o app acumula 35 milhões de downloads nas três plataformas.

"Entendemos que mobile é o futuro. Todo o nosso design leva o tablet como referência. E dali partimos para desktop e smartphones. O crescimento do mobile é um desafio para a indústria de turismo como um todo: muitos sites de agências de viagens ainda não estão otimizados para visualização em celulares", comenta o diretor da Kayak para América Latina, Nicolas Scafuro.

Para atrair os consumidores para seu app, a Kayak procura agregar diversos serviços. Além da comparação de preços, traz ferramentas úteis para o viajante, como um conversor de moedas, um organizador de itinerário e um banco de dados com o histórico de variação de preços das passagens.

Sobre o sucesso da versão mobile entre brasileiros, o executivo comenta: "Nosso usuário no Brasil costuma ser mais esclarecido. É alguém que viaja mais que a média e que gasta com turismo e hospitalidade acima da média. Muitos conheceram o serviço nos EUA, onde operamos há mais de 10 anos".  Scafuro acredita que o aumento do turismo aéreo por parte da classe média brasileira fará incrementar ainda mais a utilização do Kayak. O primeiro estágio desses novos viajantes costuma ser comprar pacotes em agências de viagens. Depois, começam a pesquisar em lojas on-line. Em uma terceira fase percebem a variação de preços e começam a usar serviços como o Kayak. "Para fazer uma reserva aérea, o consumidor visita de oito a nove sites; vai a duas ou três agências que conhece; verifica o site de uma companhia aérea na qual tem milhas e o de outra que tem voo direto; e no final ainda fica na dúvida se pagou o melhor preço. A Kayak surgiu para simplificar esse processo e economizar tempo", resume. Uma pesquisa realizada pela empresa revelou que o preço das passagens aéreas varia em média 31% e pode chegar a 64% em casos extremos.

A Kayak está conectada diretamente a mais de 500 companhias aéreas, além de agências de viagens globais e locais, assim como meio milhão de hotéis. Para o consumidor, o serviço de busca é gratuito. A Kayak, porém, não vende reservas, apenas direciona o usuário para os sites revelados na pesquisa. Sua receita vem de links patrocinados e de comissões pelas vendas proporcionadas aos parceiros.

Check-in de hotel

Uma nova funcionalidade que será incorporada ao app em breve é o check-in móvel em hotéis. Sabendo onde a pessoa vai se hospedar e onde ela está no momento, pelo GPS do celular, o app poderá oferecer o check-in automático e a chave virtual quando o viajante se aproximar do hotel. Testes com a ferramenta estão em andamento com hotéis norte-americanos.