As impressões digitais dos donos de smartphones já podem ser utilizadas nas compras dentro da loja de aplicativos do Google, a Google Play Store. De acordo com o site Ubergizmo, as recentes atualizações da Google Play e do sistema operacional Android Marshmallow (6.0) permitiram liberar a compra de apps, livros, filmes e música por meio do leitor biométrico do handset.

Assim como a opção de controle de pais, a identificação biométrica fica desligada após a atualização, mas pode ser habilitada facilmente. Após acioná-la, o usuário deve digitar sua senha de conta do Google para confirmar a nova funcionalidade.

Para ativá-la, o usuário deve entrar no aplicativo da Google Play, clicar no menu à sua direita e selecionar a opção “configurações”; em seguida, a opção de identificação digital em aparecerá na aba “controles de usuário” .

Durante uma aquisição na Google Play com a digital, um ícone deve aparecer na parte de baixo, caso o consumidor prefira comprar com sua senha no lugar da autenticação biométrica.