Governo22/11/2017 às 20h35

TSE planeja título eleitoral digital, na forma de app para smartphone

Henrique Medeiros

Os cidadãos brasileiros terão no futuro mais uma opção de documento para smartphones. Depois da CNH Digital e da carteira de trabalho, o título de eleitor terá um formato digital. O projeto está sendo desenvolvido pela Justiça Eleitoral.

Inicialmente chamado de “e-título”, o documento digital será ldisponibilizado em formato de aplicativo, porém não tem previsão de lançamento. Assim como acontece com a CNH Digital, o app pode ser uma alternativa ao título na hora da votação. Vale lembrar que, quando o governo lança iniciativas neste sentido, o documento de papel continua valendo.

Bot no Twitter

Outra novidade tecnológica relacionada às eleiçòes é o bot TSE no Twitter. O bot registrou 3 milhões de acessos em três dias e 50 mil engajamentos, 6,8 mil acessos de usuários únicos, 36,1 mil mensagens trocadas, uma média de 5,24 mensagens por usuário e um tempo médio de atendimento (TMA) de 172 segundos. Os resultados obtidos foram registrados entre a meia-noite da segunda-feira, 20, e meio-dia desta quarta-feira, 22.

O bot do TSE no Twitter traz serviços como: consulta de situação eleitoral, opção para esclarecimento de dúvidas por meio de pergunta e resposta (FAQ) – que são os dois mais procurados –, certidão de quitação e informação sobre qual zona eleitoral a pessoa votará.

“O TSE é o primeiro case de governo utilizando a plataforma de automação do Twitter no Brasil”, disse Neri Accioly, coordenadora de campanhas e rede ssociais do TSE, durante apresentação no Bots Experience Day, nesta quarta, 22. “Esses resultados provam que o cidadão, quando tem esse tipo de acesso, usa os serviços”.