A Climatempo registrou 210 mil usuários que acessaram nos últimos três meses o seu chatbot, o Celsius (Facebook Messenger). O resultado aconteceu após a empresa de meteorologia tornar o robô de conversação como seu principal canal de atendimento nas mídias sociais.

Desenvolvido pela uPlay Tecnologia, o bot foi criado para enviar informação e esclarecer dúvidas aos usuários sobre a previsão do tempo em suas respectivas cidades. Além disso, o Celsius pode enviar informações sobre as temperaturas, mostrar o radar de chuvas em tempo real e permitir que os usuários criem uma programação para avisar sobre as condições climáticas.

Com uma média de 15 mil consultas por dia, o chatbot da Climatempo teve um aumento de 40% engajamento nos últimos 90 dias. Ao todo, 3,2 milhões de mensagens foram trocadas no período, sendo 1,7 milhão no último mês. Curiosamente, o público feminino é o que mais se relaciona com o bot nas médias de engajamento diário e de mensagens recebidas.
Lançado em 2017, o Celsius deve ganhar novas funções em breve, como envio de alertas de chuva por bairros.

Futuro

Além do bot, a ideia da Climatempo é levar inteligência artificial a outros produtos da empresa. Vale frisar que além dos conhecidos serviços de previsão de tempo em sites, rádios, mídias sociais e TV, a companhia envia conteúdo climático estratégico para dois mil clientes nos seguintes setores: agricultura, moda e varejo, energia elétrica, construção civil, seguradoras e indústrias farmacêutica e de alimentos.