Pixtr é um aplicativo para iOS que funciona como uma espécie de Photoshop automático para rostos. A partir de uma foto escolhida na galeria do aparelho ou tirada naquele momento pelo aplicativo, o Pixtr detecta a face e faz ajustes em questão de segundos: tira olhos vermelhos, clareia os dentes, apaga manchas na pele e até realinha sutilmente traços do rosto. Depois de um ano do seu lançamento em inglês e centenas de milhares de download, especialmente nos EUA, o Pixtr ganhou agora uma versão em Português, para atender à demanda do mercado brasileiro.

"Pensamos no Brasil porque é um mercado grande e com muita gente bonita. O app funciona melhor com pessoas bonitas", brinca Aviv Gadot, CEO do Pixtr, em entrevista por telefone para MOBILE TIME. Ele conta que se inspirou na própria esposa para criar o app: "Ela odeia como aparece nas fotos. Todas as vezes que eu tirava uma foto, ela pedia para apagar depois que via."

O desenvolvimento do app foi todo feito internamente ao longo de mais de um ano. "O app parece simples, já que basta apertar um botão e pronto. Mas por trás houve muito trabalho para ajustarmos o algoritmo", relata. O Pixtr identifica automaticamente a faixa etária, o gênero e ascendências da pessoa fotografada. Esses dados alteram o resultado dos retoques a serem feitos. "Um garoto de 12 anos nos EUA não vai ficar feliz com as mesmas alterações que faríamos no rosto de uma mulher de 40 anos no Brasil", explica. Além disso, foram entrevistados cirurgiões plásticos, fotógrafos e designers que trabalham com Photoshop para entender que mudanças ficam melhores em cada tipo de rosto. Em uma nova versão que deve entrar no ar em breve o usuário poderá personalizar os retoques.

A versão para Android está em desenvolvimento, mas ainda vai demorar alguns meses para ser lançada. Gadot culpa a fragmentação da plataforma, em diversas versões do sistema operacional, tamanhos de tela diferentes, e variadas capacidades de processamento, o que obriga os desenvolvedores a realizarem exaustivos testes antes de um lançamento seguro.

Pixtr hoje custa US$ 2,99 para download na App Store. A empresa avalia a possibilidade de mudar o modelo de negócios no futuro e talvez adotar um sistema de assinatura. A Pixtr recebeu recentemente um aporte da Intel Capital e conta com um dos fundadores do Waze, Uri Levine, como investidor-anjo.