Na onda de receber descontos via aplicativo, as redes varejistas estão trabalhando para alcançar e engajar mais de perto seus consumidores. Temos vários casos, como Carrefour, Extra, Pão de Açúcar, Walmart, que oferecem não apenas seus produtos, mas os melhores descontos para fidelizar o relacionamento com os seus clientes.

Agora é a vez do St|Marche (Android, iOS) lançar seu aplicativo com descontos para os consumidores. A concepção do app é que ele esteja mais próximo do consumidor, tanto que seu principal atrativo é o fato de oferecer descontos personalizados ao gosto do cliente.

O app possui basicamente cinco funções: vitrine de ofertas, que o usuário pode favoritar e receber mais sugestões similares depois; voucher de desconto, o tíquete de desconto (em código de barras) para ganhar redução na compra na hora de pagar no caixa; lista de compras, com os produtos em promoção ou não, para ficar mais fácil nas compras no mercado; encontre uma loja, serviço com geolocalização para achar unidades do St|Marche; e os descontos do programa de relacionamento da varejista.

Embora o aplicativo tenha vários descontos e seja bem parecido com seus rivais, a parte do cadastro via app trava, seja via redes sociais ou com o preenchimento das informações. O ideal é o usuário se cadastrar pelo site da rede de supermercado, desse modo, o usuário só entra com seu CPF e senha (que é fornecida pelo St|Marche).

No geral, o app é bom e fácil de mexer e dá mais uma alternativa aos consumidores. Mas não apresenta grandes novidades aos rivais e precisa melhorar muito a parte do cadastro. Talvez criar uma opção de “degustação” ou “exclusiva para visitantes”, como acontece em apps de games, assim o consumidor pode experimentar o app com mais liberdade.