Quanto vale para o gerente de uma loja saber que do lado de fora, há poucos metros da sua vitrine, está um consumidor que se encaixa exatamente no perfil daqueles que costumam comprar seus produtos? Ou mais do que isso: um consumidor que já declarou interesse na sua marca? E se fosse possível, além de identificar a proximidade desse consumidor, se comunicar com ele diretamente pelo smartphone, através de uma mensagem com uma promoção personalizada? Essa é a proposta do Ezmall, aplicativo desenvolvido pela start-up brasileira homônima e que acaba de ser lançado em iOS.

O foco inicial do Ezmall são redes de lojas voltadas para o consumidor de classe A. Por isso, foi desenvolvido primeiro para iOS. A primeira a utilizar é a marca de moda feminina Juliana Gevaerd. A ideia é que cada loja parceira seja dotada de um iPad com o app instalado para ser operado por um vendedor ou pelo gerente. Na tela desse app, é possível acompanhar um radar que exibe a presença de consumidores próximos que tenham em seus smartphones a versão do Ezmall para usuário final instalada. É possível ver sexo, idade, foto e até uma pontuação estabelecida pelo banco de dados do Ezmall para aquele consumidor. Os usuários que ainda não têm um relacionamento com aquela loja aparecem como pontos vermelhos na tela. Os consumidores que já tiverem marcado a loja como favorita aparecem como pontos amarelos no radar. A partir do iPad, o gerente pode disparar uma promoção personalizada para um determinado consumidor ou grupo de consumidores que estejam próximos, na tentativa de atraí-los para dentro de loja. A mensagem chega na forma de uma notificação push do aplicativo. A Ezmall cobra uma mensalidade por uso da solução pelo lojista, que inclui o fornecimento do iPad, além de uma tarifa por notificação enviada, cujo preço varia de acordo com o volume contratado e com o tipo de consumidor contactado – mensagens para usuários que favoritaram a marca custam mais caro porque a chance de conversão é maior.

"Queremos aproximar o lojista do consumidor e trazer para este último oportunidades de boas compras, baseadas em geolocalização e nas suas preferências. Se você entra na rua Dias Ferreira, no Leblon,  poderá receber notificações de lojas próximas, por exemplo", explica Marck Krauze, um dos fundadores da Ezmall.

Consumidores

A versão do app para o consumidor final, por sua vez, funciona como uma espécie de shopping móvel. Ele apresenta a localização de diversas redes de lojas e seus catálogos atualizados, com imagens e preços dos produtos, além da possibilidade de fazer compras por dentro do app, via cartão de crédito, com retirada na loja ou recebimento em casa. Uma ferramenta de realidade aumentada indica a navegação a pé até uma loja para quem estiver a uma distância próxima. Os clientes podem favoritar lojas e produtos específicos.

Além de lojas de moda, o app incluirá restaurantes, com a possibilidade de reservar mesa ou entrar na fila de espera. E no futuro há planos de incluir a venda de ingressos de cinemas e até de pipocas e de outros itens da bombonière para entrega diretamente no assento do espectador, pouco antes de o filme começar. "Estamos botando vários segmentos dentro do Ezmall. A ideia é que o consumidor possa fazer tudo que precisa num app só", diz o empreendedor.

O download do app é gratuito, mas sua utilização requer o login via Facebook ou por meio do preenchimento de um cadastro com dados pessoais, incluindo CPF. As informações são usadas pelo Ezmall em seu banco de dados para facilitar a segmentação das campanhas personalizadas disparadas pelos lojistas.

Planos

O Ezmall consumiu investimento de R$ 1,3 milhão dos seus fundadores até o momento. A meta da empresa é conquistar uma receita anual de R$ 7 milhões em 2015. Para tanto, está negociando com cerca de 40 redes de lojas do eixo Rio-São Paulo. "Estamos focando nos principais pólos influenciadores, como as lojas da Oscar Freire e do Iguatemi, em São Paulo. No Rio de Janeiro estamos começando a contactar redes como Reserva e Farm", relata Krauze. A meta é ter 200 lojas com a solução instalada até o fim do ano.