Pedir comida através de um app móvel é mais popular no Brasil que chamar um táxi, reservar um hotel ou comprar um ingresso de evento por meio do smartphone. Essas quatro categorias de apps de serviço foram investigadas pela primeira pesquisa Panorama Mobile Time/Opinion Box: M-commerce no Brasil. Dentre elas, a de maior penetração foi a de delivery de comida: um em cada quatro internautas com smartphone pediram uma refeição através de app nos últimos seis meses, ou 26,1% para ser exato.

Nesse mercado, a liderança incontestável pertence ao iFood. Àqueles que pediram comida através de um app, foi solicitado que informassem qual o aplicativo que usam com mais frequência para essa finalidade: 49,3%, ou seja, praticamente a metade do grupo, responderam iFood. Todos os demais apps registraram menos de 5% das citações, não sendo possível enxergar um segundo colocado com clareza.

Foram entrevistadas 1.247 pessoas on-line, entre 25 de agosto e 3 de setembro. A pesquisa tem validade estatística, pois respeita as proporções por idade, renda e distribuição geográfica do universo de internautas brasileiros – grupo que corresponde a aproximadamente metade da população do País. O grau de confiança da pesquisa é de 95% e a margem de erro é de 2,8 pontos percentuais.

Os resultados sobre apps de táxi e sobre m-commerce de bens físicos, também apurado na pesquisa, foram publicados na última terça-feira, 22 – veja as matérias listadas abaixo. Os dados sobre as demais categorias serão publicados em outras matérias ao longo desta semana.