O Start-Up Brasil, programa nacional de aceleração de start-ups de base tecnológica, anunciou recentemente as 55 empresas que vão integrar a sua quarta turma. Além desse, existem tantos outros programas muito interessantes de apoio à pesquisa e desenvolvimento que estão trabalhando na aceleração de start-ups país afora. Quais os benefícios de entrar em um programa desse tipo?

Empresas que estão passando por esse processo podem conseguir um rápido crescimento. Como ficam em evidência – e as aceleradoras colocam à disposição sua estrutura e rede de network – elas têm mais possibilidade de fechar contratos com grandes clientes, trazendo um alto montante de dinheiro para o caixa da empresa. Como o fluxo de caixa é imprescindível nessa fase, esse trabalho é essencial para evitar o fantasma da “quebra” nos primeiros anos de atividade.

Estrutura, mentoria e contatos formam uma ótima rede de amparo para as empresas. Mas isso não garante o sucesso de nenhuma start-up. Por isso, é preciso que os empreendedores tenham consciência que, a este ponto, a brincadeira ficou séria.

O valuation de sua empresa, contando com o aporte da aceleradora e do governo no formato de bolsas, pode passar de R$ 1 milhão! Agora, elas terão investidores solicitando relatórios, metas a serem cumpridas e precisarão de uma administração de "gente grande".

Seleção natural – É neste momento que saberemos quem vai sobreviver: somente os mais adaptados vão superar os obstáculos e quem está neste mercado pelo glamour ou oportunismo não vai conseguir se estabelecer.

Tenho convicção de que o fator imprescindível e decisivo em qualquer negócio é humano. O que vai garantir o real sucesso de uma start-up são as pessoas que estão envolvidas no seu dia-a-dia, a forma como elas enfrentam os problemas, independentemente do apoio de programas do governo ou investimento direto de anjos ou aceleradoras.

Qual valor você está pregando em sua start-up?