Há diversas tecnologias usadas em nosso dia a dia que, uma vez experimentadas, é difícil depois viver sem elas. O smartphone é um desses casos. Agora, uma pesquisa realizada por Opinion Box a pedido de MOBILE TIME revela que há uma correlação direta entre a quantidade de smartphones que uma pessoa já teve e a sua percepção de valor sobre o produto e os benefícios por ele proporcionados.

Foram entrevistados 1.392 internautas brasileiros, ao longo do mês de março, respeitando as proporções por gênero, faixa etária, renda mensal e distribuição geográfica da população brasileira que acessa a Internet. Desse total, aqueles que possuem smartphone (79,1%) foram divididos em três grupos de acordo com quantos aparelhos já tiveram até agora: 1) aqueles que estão no seu primeiro smartphone; 2) no seu segundo; 3) no seu terceiro ou mais.

Perguntados se o smartphone transformou suas vidas para melhor, 93% responderam que sim. Quando analisadas as respostas separadamente por grupo de acordo com quantos aparelhos já teve, o percentual sobe gradativamente: 90,5%; 93%; e 95,4%, para aqueles que tiveram um, dois, e três ou mais aparelhos, respectivamente.

A pesquisa também apresentou uma lista de dez benefícios proporcionados pela utilização de smartphones e pediu que os entrevistados marcassem quais daqueles se aplicam à sua experiência de uso. Era permitido marcar quantos itens quisesse. Em todos eles, sem exceção, há um crescimento gradativo do percentual conforme aumenta a quantidade de smartphones que o consumidor já teve. Os itens mais apontados, na média entre todos os grupos, foram: facilidade de comunicação com amigos e parentes através de apps de mensagens (88,7%); facilidade de navegação na Internet em qualquer lugar (85,4%); e susbtituição de câmera, mp3 player e outros equipamentos eletrônicos (77,2%). Esses três são os aspectos positivos mais imediatamente percebidos pelo consumidor logo em seu primeiro smartphone. Outros só são notados mais tarde, no segundo ou no terceiro aparelho. É o caso, por exemplo, do uso de apps de navegação para não se perder na cidade, citado por 39% das pessoas com seu primeiro smartphone e por 60,2% daqueles que já tiveram três ou mais. Também se percebe um salto quanto ao uso de mobile banking, apontado por 26,4% daqueles com seu primeiro aparelho e por 66,6% daqueles que já tiveram três ou mais. Veja no fim desta matéria a tabela completa com os resultados.

Análise

A descoberta dessa pesquisa já era esperada. Há vários fatores que explicariam essa melhora de percepção do consumidor quanto ao uso de smartphones ao longo do tempo. Uma delas é que se trata de aparelhos complexos, com uma infinidade de utilidades. É natural, portanto, que quanto mais experiente o consumidor mais funcionalidades ele já testou ou descobriu. Além disso, quando troca de smartphone, geralmente, o usuário passa para um modelo mais moderno, com processador melhor, mais memória, melhor resolução de tela etc. Isso também afeta a sua experiência de uso das variadas funcionalidades oferecidas por um smartphone.

Esta é a segunda matéria de uma série sobre os resultados dessa pesquisa que MOBILE TIME publica nesta semana.

Benefício

Média Geral

Primeiro smartphone

Segundo smartphone

Três ou mais smartphones

Navego na Internet de qualquer lugar

85,4%

79,6%

86,8%

89,6%

Me tornei mais eficiente no trabalho

22,7%

18%

23,3%

26,2%

Me ajuda a passar o tempo com jogos, músicas, vídeo etc

64,6%

60,7%

61,5%

70,6%

Facilita a minha comunicação com amigos e parentes, através de apps de mensagens

88,7%

86,8%

88%

90,9%

Fiz cursos de ensino à distância pelo smartphone

8,8%

6,9%

9,1%

10,2%

Uso apps de navegação para não me perder na cidade

50,1%

39%

49,8%

60,2%

Uso apps de mobile banking para não ter que ir a agências

45,5%

26,4%

40,7%

66,6%

Compro produtos através de apps

32,1%

20,4%

30,9%

43,6%

Substitui a minha necessidade de ter uma câmera, um mp3 player e outros equipamentos eletrônicos, com a vantagem de estar sempre comigo

77,2%

71,8%

74,8%

84,2%

Conheci pessoas novas através de apps de relacionamento

27,1%

21,3%

27,8%

31,6%

Outros

3%

3,3%

2,5%

3,2%