O Spotify (Android, iOS) atualizou a sua versão gratuita, agora com uma série de novos recursos. O primeiro deles é a Playlist sob Demanda. O usuário poderá escolher e ouvir qualquer faixa em 15 playlists sob demanda. É possível escolher a ordem das músicas e pular faixas. A ferramenta é pessoal, exclusiva e elaborada de acordo com o gosto musical da pessoa e é possível incluir playlists com a curadoria do Spotify, como Top Brasil, RaPública, Pop Brasil e Viva Latino!, mas também as playlists personalizadas como Descobertas da Semana, Radar de Novidades e Daily Mix. No entanto, o botão para retornar não está habilitado.

Outra novidade do app é o Data Saver, que garante usar menos dados móveis do celular enquanto toca músicas. A ideia é que o app economize a franquia de dados, como um otimizador.

Para criar as próprias playlists basta dar um nome, escolher algumas faixas e o app irá recomendar outras músicas a partir da seleção do usuário. Caso não goste das recomendações, um botão “Atualizar” muda as seis sugestões disponíveis. É possível, também, buscar manualmente as preferências e adicionar na playlist que quiser.

Os usuários novatos do Spotify que fizerem a inscrição no app serão questionados sobre seus artistas favoritos. Com essa informação em mãos, o aplicativo vai apresentar uma série de playlists personalizadas que correspondam ao gosto do freguês. A tela inicial da ferramenta também será atualizada com frequência com base na atividade da pessoa.

É possível também indicar as músicas que mais gosta, ao clicar no coração, ou indicar das que não gostou ao clicar no círculo com um traço no meio, que fica ao lado do botão de seleção da música seguinte. As recomendações devem melhorar à medida que o usuário ouvir e mostrar suas preferências.