A TIM renovou o contrato de patrocínio com os quatro principais times de futebol masculino do Rio de Janeiro nesta terça-feira, 24. Com o acordo atualizado, Botafogo, Flamengo, Fluminense e Vasco da Gama continuam recebendo apoio financeiro em troca de presença do logo da operadora nos uniformes, além de presença em outros materiais e em ações com os torcedores. Outra novidade é que a TIM patrocinará os times de basquete masculino do Botafogo e do Flamengo, e o de vôlei feminino do Fluminense. Os valores dos patrocínios não foram informados.

Pesquisa de comportamento

A operadora revelou dados de uma pesquisa que realizou com mais de 1 mil torcedores cariocas em 2017, todos assinantes da TIM. O intuito do estudo era entender o comportamento dos fanáticos pelo futebol e, respectivamente, o consumo deles em telefonia móvel.

Dos 61% de usuários que disseram utilizar o WhatsApp, 70% afirmam que usam a plataforma de mensageria para enviar brincadeiras a familiares e amigos que torcem para outros times. O mesmo percentual (70%) tira fotos com o celular sempre que vai aos estádios. Apenas 15% dos consumidores não usam o celular quando vão ao estádio.

Outro dado apurado demonstrou que um terço dos entrevistados utilizam o celular para acompanhar notícias sobre futebol, sendo que mais da metade deles (55%) acessam à Internet uma vez ao dia em busca dessas informações. Para concluir, 16% dos usuários utilizam apps relacionados ao esporte.