O aplicativo Mova Mais (Android e iOS), de monitoramento de atividades físicas, agora permite a troca pontos de exercícios físicos por pontos do programa de relacionamento Multiplus, para fidelizar os 210 mil usuários cadastrados em sua plataforma. Baseado em gamificação, a cada dez pontos obtidos no app, o usuário consegue trocar por um ponto do Multiplus, que pode ser usado na compra de passagens aéreas e outros produtos. O app foi lançado este mês: antes o Mova Mais estava disponível apenas para acesso via site. A empresa espera alcançar 1 milhão de usuários ainda este ano.

Fernando Aquino, cofundador e CEO da Mova Mais, explica que o plano da empresa não é fazer com que as pessoas corram mais, mas que pratiquem os exercícios com mais frequência. “Não é a quantidade de quilômetros que dá pontos, mas a frequência com que a pessoa vai para a rua”, afirma. “Quanto mais um usuário acessa o app, distribuindo os exercícios pela semana, mais ele ganha pontos”.

A parceria não gera gastos ou lucros para a start-up, mas o CEO diz que vê como um ”programa de coalização”. O usuário ganha pontos no programa de relacionamento por seu comportamento fitness e, ao mesmo tempo, a entrada de novos usuários ajuda a aquecer o setor com compra de produtos como tênis, suplementos alimentares e acessórios para os atletas de rua.

Além do app de corrida, o Trip Advisor possui parceria similar com a Multiplus, com os usuários ganhando pontos de graça em troca de avaliações sobre suas viagens.

Crescimento e monetização

Outras ferramentas que a Mova Mais aposta para crescer são a integração com outros apps de corrida (Strava, Run Keeper e MapMyRun) e seu sistema de gamificação com pontuação por exercícios físicos – em média 20 a 40 pontos por dia –, distintivos de prêmios por metas alcançadas e ações especiais que podem gerar até 5 mil pontos no mês.

Com apenas onze meses de existência, a Mova Mais possui 210 mil atletas em sua base e os quilômetros registrados pelo app já seriam suficientes para dar a volta no planeta Terra 900 vezes. Apenas no último domingo, 350 mil kms de exercícios foram registrados na plataforma. Ainda sem monetizar, Aquino acredita que a base de dados obtida com os usuários deve servir no futuro para fazer campanhas e disponibilizar dados para marcas que desejam se comunicar com os atletas de rua. A expectativa é iniciar a monetização este ano, depois de superar a barreira de 1 milhão de usuários.

Paralelamente, a empresa planeja se integrar a outros aplicativos e wearable devices, além de adicionar novas opções de exercícios em ambiente externo, como patins.