As aplicações móveis podem ajudar as pessoas não apenas com atividades do cotidiano, como calcular as finanças pessoais e definir a agenda do fim de semana, mas também a atualizar e dar mais conhecimento às nossas mentes. Seja para a carreira ou apenas por afeição a algum tema.

Um dos melhores exemplos é o aplicativo da plataforma de ensino Coursera, que possui parceria com grandes universidades como Harvard, Berkelee, Stanford, Sapienza de Roma e mesmo as brasileiras USP e Unicamp. Ao todo, instituições de 25 países disponibilizam os estudos na modalidade "curso online aberto massivo" (na tradução do inglês "Massive Online Open Course" ou "MOOC") em 14 idiomas, sendo 51 deles em português.

Os temas abordam desde as artes até processamento de dados e são divididos entre certificados reconhecidos e especialização. E o melhor: os cursos são gratuitos. Se o aluno desejar, pode pagar para receber um diploma da universidade ou instituição. O custo do documento pode variar entre US$ 29 e US$ 50 pagos por cartão de crédito ou Paypal.

Como funciona

Com opções para iOS e Android, além da plataforma web, o Coursera funciona com videoaulas divididas por módulos semanais. Ao fim de cada módulo, o aluno deve completar os exercícios. Quando se trata de uma questão de múltipla escolha, o resultado aparece em tempo real. Questões dissertativas devem aguardar a avaliação do professor.

Para usá-lo, o aluno deve baixar o app e registrar-se. Em seguida, escolhe o curso por tema, modalidade e idioma. Muitos cursos estão marcados para começar em datas próximas, então é necessário se programar – embora as instituições enviem e-mails e notificações avisando dos próximos eventos. Ainda existe a opção "sob demanda" para o aluno fazer o estudo no tempo que desejar.

Interação
Embora seja uma ferramenta completamente online, a diferença dos MOOCs para outros cursos online é a constante utilização de fóruns e páginas na web, em especial nas redes sociais, dando a possibilidade de o aluno interagir com o professor e outros estudantes ao redor do planeta, conhecendo novas ideias e pensamentos.

Além disso, é possível baixar as apresentações de Power Point (em slide) e documentos dos cursos para estudar os temas com mais afinco.

Coursera para Android
Cousera para iOS