O Banco do Brasil está desenvolvendo um aplicativo móvel voltado à educação financeira de crianças e pré-adolescentes, entre sete e 13 anos. O app se chama Trato e permite que os responsáveis configurem uma espécie de jogo em que as crianças recebem "moedas" virtuais em troca da realização de tarefas domésticas ou escolares, como arrumar o quarto, comer legumes, fazer o dever de casa etc. São os pais que definem quais tarefas incluir e quanto cada uma vale em "moedas" dentro do app. Depois essas "moedas" podem ser trocadas por prêmios, também definidos pelos pais, que podem ser presentes ou experiências, como um passeio ou uma partida de viodegame entre pai e filho.

O app foi criado com apoio de psicólogos e pedagogos. Seu propósito é trazer para o mundo digital de maneira lúdica "tratos" familiares que já costumam acontecer entre pais e filhos para estimular a realização de certas tarefas por estes últimos. No futuro, será possível também integrar ao app um cartão de débito do filho, no qual o pai deposita sua mesada, cujo valor também pode estar associado ou não à realização de determinadas tarefas. A educação financeira vem a reboque do jogo, à medida que a criança aprende que pode guardar moedas para trocar mais à frente por prêmios maiores.

O aplicativo estará disponível para Android e iOS. Seu lançamento está previsto para acontecer no terceiro trimestre. O app poderá ser usado por correntistas e não-correntistas do Banco do Brasil.