Nesta sexta-feira, 24, cerca de 1,3 mil taxistas se reuniram no Aterro do Flamengo, no Rio de Janeiro, em uma manifestação contra o serviço de motoristas particulares Uber. A resposta do rival foi criativa: ofereceu viagens de graça na capital fluminense. Entre 7h e 19h, cada usuário do Uber pôde realizar graça duas corridas no valor de até R$ 50 cada. Para participar, bastava entrar na seção de "promoções" dentro do app e digitar "orionapara".

Todos os usuários do serviço receberam um email nesta manhã comunicando sobre a promoção. Nele, a empresa escreve: "Desde que a Uber chegou, os cariocas e os visitantes têm mais uma opção para se movimentar pela cidade. Sabemos que hoje será um dia complicado para locomoção e para não deixar os cariocas sem opção, hoje, todos poderão utilizar a Uber para qualquer lugar da cidade gratuitamente. #ORIONAOPARA,  a Uber não para."

Análise

Sem entrar no mérito da questão nesta briga, o fato é que a manifestação dos taxistas acaba funcionando como uma propaganda para o Uber. Muita gente que ainda não conhecia o serviço vai passar a conhecê-lo. E quem ainda não havia experimentado ganhou um bom motivo para fazê-lo com essa promoção. Na prática, a manifestação dos taxistas serviu para promover o Uber.