Color Switch (Android, iOS) é o mais novo fenômeno dos jogos móveis casuais, com mais de 50 milhões de downloads. É jogo de um comando só, tocando com o dedo em qualquer ponto da tela para mover uma bola colorida, que precisa avançar evitando obstáculos com cores diferentes. Ao todo são quatro cores (amarelo, azul claro, roxo e rosa) sobre um fundo preto.

No modo tradicional, a dinâmica lembra um pouco aquela do Flappy Bird: o usuário precisa ficar tocando na tela seguidamente para a bola não cair, e o nível de dificuldade é altíssimo. As partidas duram poucos segundos e raramente ultrapassam um minuto – pelo menos entre principiantes como eu. E esse é o problema: você fica com vontade de tentar de novo para bater seu recorde. A pontuação, aliás, é de fácil compreensão e sempre baixa. Para se ter uma ideia, depois de alguns dias testando, meu recorde no modo tradicional é… seis pontos.

Color Switch oferece ainda uma farta variedade de modalidades que alteram completamente a jogabilidade. Mas a proposta por trás é sempre a mesma: levar a bola o mais distante possível sem encostar em obstáculos de cores diferentes.

Merece destaque a trilha sonora eletrônica. Embora não seja meu estilo de música preferido, devo admitir que combina com a estética do jogo. E por vezes você se vê controlando a bola dentro do ritmo da música.

O jogo é gratuito, mas com inserções de publicidade entre uma partida ou outra – cuidado para não clicar sem querer em um anúncio. E há vendas in-app para avançar de fase.