Mensageria25/02/2018 às 16h44

Brasileiro participa ativamente de 5,3 grupos de WhatsApp, em média

Fernando Paiva

Os grupos de WhatsApp são os novos fóruns de discussão dos brasileiros. Criam-se grupos para quase tudo: amigos de faculdade, pais de alunos, colegas de trabalho, etc. E gasta-se bastante tempo para ler e responder mensagens nesses canais de comunicação coletiva. Cada brasileiro participa ativamente, em média, de 5,3 grupos de WhatsApp. É o que revela nova edição da pesquisa Panorama Mobile Time/Opinion Box sobre mensageria móvel, divulgada na última sexta-feira, 23.

Foi considerada como participação "ativa" a leitura ou o envio de mensagens pelo menos uma vez por semana dentro do grupo. O hábito é mais comum entre homens (5,6 grupos) do que entre mulheres (4,9 grupos). E é mais popular entre pessoas com maior renda, como aquelas das classes A e B (6,4 grupos), do que entre aquelas das classes C,D e E (4,9 grupos). A idade também faz diferença: usuários com 50 anos ou mais participam, em média, de 4 grupos.

Para essa pesquisa foram entrevistados em janeiro 2.007 internautas brasileiros que possuem telefone celular. Os dados completos estão disponíveis no relatório da pesquisa, que pode ser baixado aqui.  Esta ediçào contou com o patrocínio da Infobip.