O S9 e S9+, novos smartphones top de linha da Samsung, ganharam novos recursos de computação visual embarcados em sua câmera. Agora, apertando o botão da Bixby dentro do app da câmera, o smartphone apresenta uma série de novas opções de reconhecimento de imagens. Há, por exemplo, a opção de identificar um prato de comida e estimar sua quantidade de calorias, informação que pode ser salva em seguida no app Samsung Health, para monitoramento de saúde.

A câmera também realiza tradução visual automática. Basta apontá-la para um texto em qualquer língua e escolher para qual deseja a tradução. Em tempo real o texto na tela é traduzido para a língua escolhida.

Também é possível simular a aplicação de maquiagem no rosto do usuário e ser levado em seguida ao site de comércio móvel da Sephora para a compra do produto testado.

A opção de reconhecimento de objetos em geral também foi aprimorada. Agora, além de mostrar imagens parecidas, a câmera informa o que vê e sugere locais para a sua compra. É usada uma solução do Pinterest de computação visual.

Emojis

Por fim, os novos smartphones ganharam a funcionalidade de criação de emojis personalizados com realidade virtual. A partir de um selfie do usuário, é criado o seu emoji. Ele reage à sua expressão facial em tempo real e pode ser enviado para amigos com outros telefones através de qualquer aplicativo de mensagens, como WhatsApp e Facebook Messenger.