MWC 201825/02/2018 às 16h21

Telefônica lança no Brasil a Aura, sua plataforma de inteligência artificial

Fernando Paiva, de Barcelona

A Telefônica anunciou o lançamento da sua plataforma de inteligência artificial, a Aura, em seis países: Brasil, Chile, Argentina, Espanha, Reino Unido e Alemanha. A apresentação foi feita pelo presidente do grupo, José Maria Álvarez-Pallete, neste domingo, 25, véspera do Mobile World Congress, em Barcelona.

"A Aura é a nossa quarta plataforma. Coletamos todos os dados que a rede gera e botamos no mesmo lugar, com a mesma arquitetura e protocolo para criar um espaço pessoal de dados do cliente. Transformamos a Telefônica em uma companhia de plataformas. Somos uma plataforma de plataformas. Vamos transformar radicalmente a experiência dos nossos clientes", disse Álvarez-Pallete, durante a apresentação da novidade.

A Aura é uma espécie de assistente digital integrada aos sistemas e à rede da Telefônica. Ela poderá ser acessada através de aplicativos móveis da operadora e também de terceiros, como Facebook Messenger. No futuro, a Aura será integrada aos assistentes virtuais do Google (Google Assistente) e da Microsoft (Cortana). Com a Aura, o assinante da Telefônica consegue consultar, em tempo real, dados sobre sua fatura, serviços contratados, tráfego de dados e outros conteúdos. E logo poderá também realizar transações, como troca de plano, compra de recarga, assinatura de serviços de valor adicionado (SVAs), etc.

Os comandos são feitos por voz. A Aura nasce falando quatro línguas (espanhol, português, inglês e alemão) e foi desenvolvida com o framework de bots e a solução de inteligência artificial da Microsoft, chamada Luis. No caso do Brasil, foi aproveitada a base de conhecimento construída pela Vivi, assistente pessoal virtual da Vivo, disponível dentro do app Meu Vivo Móvel (Android, iOS). No País, a Aura nasce dentro de um novo app, o Meu Vivo Mais (Android, iOS), que está operando em fase beta e limitado aos assinantes móveis da operadora. A ideia é integrar Vivi e Aura no futuro, adotando um dos dois nomes no Brasil.

Durante o evento, Christian Gebara, COO da Vivo, demonstrou algumas das funcionalidades da Aura. O cliente pré-pago pode perguntar sobre seu saldo e o pós-pago, sobre sua fatura. Ambos também podem checar o saldo da sua franquia de dados. A Aura entende várias diferentes maneiras de se fazer a mesma pergunta. A ideia é que ela vá aprendendo conforme o uso e melhorando a sua compreensão. A ideia é que vá também conhecendo cada vez mais cada cliente, oferecendo recomendações personalizadas no futuro.

Movistar Home

Junto com o anúncio da Aura, a Telefônica informou que lançará no próximo outono europeu, na Espanha, o Movistar Home, um dispositivo para residências e escritórios que funciona como um assistente de voz, similar a Google Home, Amazon Echo e outros. A diferença é que o Movistar Home estará integrado à Aura e terá uma tela, permitindo a realização de chamadas e videochamadas. Além disso, será capaz de controlar uma televisão próxima, permitindo que o usuário troque de canal, aumente o volume ou programe uma gravação a partir de comandos de voz.