O Mobile Entertainment Forum (MEF), associação que reúne empresas do mercado de conteúdo móvel, lançou oficialmente a "Iniciativa para Privacidade em Aplicativos Móveis" (Privacy in Mobile Applications Initiative), grupo de trabalho com o objetivo de ajudar a indústria mobile a construir iniciativas que aumentem a confiança do consumidor ao usar apps móveis que coletem informações pessoais. A iniciativa foi lançada no encontro do MEF realizado na última terça-feira, 24, em Washington, nos EUA, com a presença de membros do governo norte-americano e representantes da indústria de informática.

Os objetivos da Iniciativa são criar um quadro de trabalho padronizado para desenvolvedores de apps móveis, principalmente no que se refere a políticas de privacidade; estabelecer melhores práticas e prover ferramentas práticas para serem usadas ao longo da cadeia de produção de apps móveis; e criar um sistema de avaliação para ser usado em lojas de aplicativos móveis.

A iniciativa foi formalizada com a criação do Privacy in Mobile Applications Working Group, grupo de trabalho que reúne representantes de empresas como Impact Mobile, InMobi, mBlox, SNR Denton e Vodafone.

Temas relacionados a privacidade e segurança foram identificados como sendo uma preocupação por 27% dos entrevistados na última pesquisa global da MEF (MEF Global Consumer Survey), realizada no fim de 2011.