Em pesquisa sobre comportamento de consumo de música entre internautas brasileiros realizada pela Opinion Box, em parceria com MOBILE TIME, um dado chamou a atenção: os homens são maioria entre os que pagam por música digital. Entre aqueles que já compraram um MP3, 58,9% são homens e 41,1%, mulheres. A diferença é ainda maior quando analisado o grupo que paga por serviços de streaming de música: 60,3% são homens e 39,7%, mulheres. Cabe destacar que a pesquisa entrevistou ao todo 1.484 internautas brasileiros, sendo 53,4% homens e 46,6%, mulheres. A pesquisa respeito as proporções de distribuição geográfica, faixa etária e renda familiar mensal desse grupo no Brasil.

Quando analisada a distribuição por faixa etária, os jovens predominam entre os que já compraram um MP3. O grupo entre 18 e 24 anos responde por 26,1%, enquanto no total de entrevistados representa 17,4%. Aqueles entre 25 e 29 anos respondem por 24,5% dos que pagam por MP3 e 19,6% do total de entrevistados. A partir da faixa entre 30 e 39 anos há uma queda quando comparada a proporção que paga e a proporção desse grupo no total de entrevistados: 27,8% e 29,7%, respectivamente. Entre 40 e 49 anos: 11,6% e 17,4%. E acima de 50 anos: 10% e 16%. Tendência similar foi verificada no grupo que paga por streaming: a única diferença é que, neste caso, a diminuição de participação só começa a partir dos 40 anos.

No que diz respeito à renda familiar mensal, não foi verificada uma diferença significativa nas proporções entre aqueles que pagam por MP3 e o total de respondentes.

Cabe lembrar que, de acordo com a pesquisa, aqueles que pagam por MP3 ou pelo serviço de streaming de música são minoria. 75% dos internautas brasileiros que escutam MP3 no celular nunca compraram música digital. E 84% daqueles que usam serviços de streaming de música não pagam por ele. Outros resultados da mesma pesquisa foram divulgados na semana passada por este noticiário.