A Ford informou nesta segunda-feira, 25, que vai expandir o uso de sua plataforma de conectividade SYNC 3 para toda a sua linha de automóveis 2017 nos Estados Unidos. Com isso, os consumidores de veículos leves, SUVs, picapes leves e veículos elétricos terão acesso aos sistemas operacionais Apple CarPlay e Android Auto em seus carros.

O intuito da montadora é oferecer pela primeira vez as tecnologias de carros conectados como itens básicos de fábrica, não apenas como um acessório para modelos de luxo. Com os dois sistemas, usuários poderão conectar seus smartphones aos carros e acessar funções sem usar as mãos, como: fazer ligações, enviar mensagens, pedir direções, escolher músicas.

Carros como Escape, Fusion, Mustang e Explorer já possuem acesso ao OS por terem sido atualizados para o portfólio 2017 da Ford EUA. Nos próximos meses outros veículos como F-150, Focus, Edge e Super Duty devem ter acesso ao sistema da Apple e do Google.

No Brasil, o Android Auto está em funcionamento desde o começo de abril. Apenas alguns carros da Chevrolet, Volkswagen e Honda possuem acesso habilitado.