O smartphone como substituto dos velhos encartes promocionais impressos de supermercados: essa é a proposta do Weemart (Android), aplicativo criado no interior de São Paulo e cuja plataforma se encontra disponível gratuitamente pelos próximos 12 meses para comerciantes de todo o Brasil que quiserem aderir à ideia.

"Nossa proposta é eliminar ou pelo menos reduzir a utilização de encartes de papel, trocando pelo smartphone que está nas mãos das pessoas. O custo de impressão de panfletos  é alto e uma parte se perde porque o panfleto é descartado ou a validade das promoções vence", diz Daniel Adorno, fundador do Weemart. Ele calcula que sua plataforma chega a ser 70% mais barata quando comparada à impressão de 1 mil panfletos.

Através de um painel na web, o comerciante cadastra sua loja e as promoções vigentes, junto com as fotos dos produtos. Para pequenos estabelecimentos, a ferramenta pode funcionar como uma espécie de vitrine virtual. Hoje o acesso é gratuito, mas no futuro será cobrada uma taxa fixa por mês, por volta de R$ 120 para até 50 produtos, e mais R$ 0,10 por cada acesso feito por um consumidor.

Para o usuário final, o download e a utilização do app são gratuitos. Através do CEP do consumidor, o Weemart apresenta os estabelecimentos comerciais próximos participantes. Eles vêm organizados em categorias: supermercados, farmácias, calçados, pet shops, roupas e acessórios, óticas, autopeças, beer shops, brinquedos, casa e construção, cosméticos e perfumes, e adegas. Dentro de cada loja, pode-se navegar pelos produtos cadastrados pelo comerciante, cujos preços podem ser atualizados diariamente, com novas promoções, se houver interesse do varejista.

O Weemart tem hoje cerca de 20 estabelecimentos participantes distribuídos entre os municípios paulistas de Mogi Guaçu, Campinas e São Paulo. "Usamos Mogi Guaçu, a minha cidade, como laboratório", explica o empresário. A expectativa é de chegar a 100 lojas até o final do ano, com a decisão de oferecer o acesso gratuito. Na capital, para atrair o público, a start-up está levantando diariamente as promoções de algumas filiais dos hipermercados Carrefour, Extra e Walmart.

Adorno argumenta que a adoção do Weemart sai bem mais em conta do que a produção de um aplicativo próprio por cada varejo. "Se um supermercado quiser desenvolver seu próprio app vai gastar no mínimo uns R$ 20 mil. No nosso caso a infraestrutura e o app são compartilhados entre os comerciantes", diz.

Uma versão do Weemart para iOS está em desenvolvimento e talvez seja lançada antes do fim do ano.