A nuTomomy, start-up asiática de transportes individuais, passou à frente do Uber e começou os primeiros testes de seu táxi autônomo. A partir desta quinta-feira, 25, usuários pré-selecionados vão receber um convite para fazer uma corrida de graça em Cingapura no “táxi-robô”, como a própria companhia chamou seu serviço.

A empresa acredita que o serviço começará a funcionar em 2018. Até lá, dados sobre a performance do sistema autônomo, eficiência de rota, processo de agendamento e experiência do usuário serão coletados pela companhia durante os testes.

Nos testes – o primeiro da parceria entre a nuTonomy e o órgão de governamental Singapore Land Tranport Authority (LTA) – serão usados os carros Renault Zoe e Mitsubishi i-Miev. Além disso, um engenheiro da start-up acompanhará todo o trajeto. A companhia de Cingapura ainda realiza testes nos Estados Unidos, com o seu software sendo usado em carros de montadoras como Jaguar Land Rover em Michigan.

A notícia surge seis dias após o Uber confirmar que vai realizar testes com um sistema de veículos autônomos em carros da Volvo nos EUA.