Será lançado na primeira semana de novembro o StarGold, aplicativo móvel em Android e iOS da Ourominas para compra e venda de ouro, o primeiro do gênero no Brasil. O objetivo é simplificar, baratear e tornar mais seguro o processo de investimento em ouro no País. Vale lembrar que nos últimos 12 meses a cotação do ouro se valorizou cerca de 16% no Brasil. Cada grama está cotada a R$ 126, nesta terça-feira, 25.

Hoje, há duas formas legais de se investir em ouro no Brasil. A primeira é ir até o balcão de uma empresa credenciada, como a própria Ourominas, apresentar documentação pessoal e solicitar a compra de uma barra de ouro. Neste caso, há um custo de produção da barra, além da preocupação relativa à segurança, já que o transporte e a custódia do ouro fica a cargo do comprador. Outra forma é comprar um certificado de ouro, junto à Bolsa de Mercadorias & Futuros. Aí o processo é mais burocrático, pois requer abrir a conta em uma corretora. E tem um problema de liquidez: é preciso ter um vendedor na outra ponta disposto a se desfazer da quantidade desejada. Além disso, é necessário pagar uma taxa de corretagem e outra, mensal, pela custódia.

Pelo app, o processo será mais simples. O usuário primeiro criará uma conta digital na Ourominas, na qual carregará dinheiro através do pagamento de um boleto bancário. A empresa enviará para o cliente um cartão de débito internacional, com o qual ele poderá movimentar seu dinheiro. Pelo app, a qualquer momento, 24 horas por dia, o usuário poderá compra e vender ouro, em frações a partir de 1g. A Ourominas não cobrará pela corretagem, mas ganhará com o spread de compra e venda: venderá a um preço 2% acima da cotação e recomprará a um valor 3% abaixo. O ouro negociado pelo app será mantido em custódia pela Ourominas – a empresa produz 12 toneldas por ano. Será cobrada uma taxa mensal de custódia equivalente a 2% do valor do ouro se o cliente passar mais de dois meses sem movimentar sua conta. Vale destacar que, com o app e o cartão, na prática, o investidor terá liquidez imediata do seu ouro.

"Criamos o app para que os clientes ganhem em segurança, custo e liquidez. Não conhecemos nada parecido sendo feito lá fora. E é o primeiro do gênero no Brasil", comenta o gerente de marketing da Ourominas, Eduardo Riberto, em entrevista por telefone para Mobile Time. A empresa espera conquistar 20 mil usuários após os primeiros 12 meses de operação. O download do app será gratuito.