O governador de Nova York, Andrew Cuomo, pediu à população na última terça-feira, 23, para ajudar em caso de suspeitas de ações terroristas por meio de um novo aplicativo de denúncias, o See Something, Send Something (Android e iOS).

O estopim para o lançamento do app foram os recentes atentados em Mali, Beirute e Paris, que assombraram o mundo e trouxeram receio e clima de terror às grandes metrópoles do Ocidente – além de diversos alarmes falsos de ameaças de bomba e ataques terroristas.

Lembrando os dois grandes ataques, em 2001 (torres gêmeas) e 1993 (World Trade Center), o governador de Nova York explica que criou o app para manter a população “vigilante” contra aqueles que pretendem espalhar “terror e violência”.

Na tradução do inglês, o app significa “viu algo, mande algo”. Ele foi desenvolvido para a população avisar por meio de texto, foto ou alertas pré-selecionados, sobre ações suspeitas que tenham visto em Nova York. Em caso de ameaça iminente, o aplicativo possui um botão para discar o número da polícia (911).

As denúncias serão enviadas diretamente ao Centro de Inteligência do Estado de Nova York e ao departamento de Segurança Nacional – criado após o 11 de setembro – que analisará para acionar as forças de segurança da região posteriormente.

Além de Nova York, Colorado, Louisiana, Ohio, Pensilvânia e Virginia também aderiram ao programa. Mensagens sobre o See Something, Send Something serão exibidas em repartições públicas (como o DMV, o Detran norte-americano) e em serviços nas estradas.