Bots26/01/2017 às 17h44

Bot do Esporte Interativo conquista 30 mil usuários em dois meses

Fernando Paiva

O Esporte Interativo é um dos primeiros canais da TV brasileira a experimentar o chatbot como uma interface para entrega de conteúdo. Em dezembro passado, a empresa pôs no ar um bot no Facebook Messenger para a entrega de conteúdo sobre Real Madri e Barcelona. Em apenas dois meses, sem grande divulgação, alcançou 30 mil usuários e mais de 2,2 milhões de mensagens trocadas. Esta semana, a empresa adicionou conteúdo de 14 clubes que disputam a Copa do Nordeste, movimento que deve trazer mais 40 mil seguidores para o bot até março, estima Felipe Tebet, coordenador de mídias digitais do Esporte Interativo. "Mas o grande salto deve acontecer quando incluirmos os times do Campeonato Brasileiro, no fim de abril", prevê o executivo.

O bot funciona basicamente como uma nova interface digital para entrega de conteúdo produzido pelo jornalismo do Esporte Interativo. Os editores responsáveis por cada campeonato ou clube, decidem que matérias serão disponibilizadas no bot.

Para o usuário, o primeiro passo consiste em curtir a página do Esporte Interativo no Facebook e enviar uma mensagem para ela. Depois, basta escolher o time sobre o qual deseja receber notícias e definir que tipo de conteúdo quer acessar (notícias, vídeos e/ou memes). Também é possível solicitar ao bot a tabela com os próximos jogos do seu clube, sua classificação no campeonato e até assistir a uma partida ao vivo – neste caso, o usuário é redirecionado para o site do Esporte Interativo.

Em breve, mais duas funcionalidades serão adicionadas ao bot: um bate-papo, para os torcedores conversarem entre si durante uma partida; e um quiz sobre futebol, associado ao programa de TV Fanáticos Game Show, que teve grande repercussão nas mídias sociais. O bot do Esporte Interativo é desenvolvido pela Harlio.

Sobre monetização com o bot, Tebet explica que este não é o foco por enquanto. Mas prevê que no futuro pode haver espaço para a criação de projetos customizados patrocinados por marcas.

Os 14 clubes do Nordeste que passaram a contar com conteúdo distribuído pelo bot do Esporte Interativo esta semana são: Bahia, Vitória, Sport, Santa Cruz, Náutico, Ceará, Fortaleza, ABC, América, Moto Club, Sampaio Corrêa, CRB, CSA, Campinense, Botafogo-PB, River-PI.