O Google está começando a testar um app de jornalismo comunitário, o Bulletin. Com o novo app, que está em testes nas cidades norte-americanas de Nashville e Oakland, qualquer usuário poderá contribuir com a produção de histórias para a comunidade local a partir de seus smartphones.

A ideia do app é que o usuário ajude a divulgar histórias hiperlocais que não aparecem em jornais, TVs, rádios e grandes sites da Internet. Textos que podem abordar um show de um músico local, uma queda de um muro na rua de um bairro ou uma alteração no trânsito local. Esses conteúdos produzidos por pessoas comuns serão assinadas pelos seus autores, vão aparecer na busca do Google de moradores daquela localidade e poderão ser compartilhadas via e-mail e mídias sociais.

Para publicar uma matéria, o usuário deve produzir dentro do aplicativo um texto com título, adicionar fotos ou vídeos e publicar. Importante frisar que o Bulletin possui políticas de conteúdo que proíbem matérias com conteúdo sexualmente explícito, violento, de ódio, com assédio ou bullying, pessoal ou confidencial, spams e malwares, conteúdo depreciativo, atividade perigosas ou ilegais, promoção de produtos ou serviços, conselho médico e plágio. Além disso, o Google informa que checará as informações para garantir que a publicação não infringe direitos autorais.

Para participar do Bulletin, o usuário deve pedir acesso ao Google, pois o aplicativo ainda está em testes. Jornalistas locais também podem participar.