A iniciativa Internet para Todos, da Telefônica, pretende conectar mais de 100 milhões de pessoas na América Latina sem acesso à Internet. O anúncio aconteceu nesta segunda-feira, 26, durante workshop no MWC 2018. A ideia é expandir a conectividade com uma abordagem ecossistêmica, fazendo parcerias interessadas em resolver o desafio da Internet no meio rural da região.

A Telefônica parte do princípio de que a digitalização é um fator importante do progresso social e econômico de um país, e que a banda larga móvel pode desempenhar um papel fundamental na redução da exclusão digital. Segundo a empresa, atualmente, 20% da população na América Latina ainda não possui acesso adequado à banda larga móvel.

O Facebook é o parceiro da empresa espanhola nesse projeto. As duas empresas começaram a trabalhar em conjunto em 2016 através do Telecom Infra Project (TIP), iniciativa da indústria para desagregar hardware e software de redes tradicionais. No início de 2017, começaram a colaborar em projeto para conectar o meio rural e suburbano do Peru. As empresas desenvolveram ferramentas de alta definição de densidade populacional e inteligência artificial para priorizar implantações de conectividade em áreas remotas de baixa densidade e compartilharam suas aprendizagens publicamente através da TIP.

Ultimamente, a equipe começou a testar até aonde vai a capacidade de tecnologias já existentes, como a de micro-ondas, e a explorar novas soluções de Radio Access Network (RAN) como a Parallel Wireless Programmable Open RAN.

Durante o workshop, Telefônica e Facebook apresentaram o documento “New approach to rural connectivity: the case of Peru” (ou em português Nova abordagem da conectividade rural: o caso do Peru), onde ressaltam que os reguladores podem contribuir muito para que o objetivo de Internet para todos seja alcançado. O documento salienta que o fornecimento de conectividade rural sustentável também depende de políticas de conectividade complementares e destaca as medidas positivas tomadas pelo governo peruano para promover investimentos em áreas rurais. O compromisso daquele país com a Internet no meio rural é refletido em sua legislação de telecomunicações. Uma das etapas tomadas permite a criação dos Operadores de Infraestrutura Móvel Rural (OIMR), empresas locais que possuem infraestrutura móvel, mas usam o espectro atribuído a outras operadoras.

Devido ao progresso no Peru, Telefônica e Facebook devem ampliar o projeto para dois novos países da América do Sul a serem anunciados em breve.