Tal como Facebook e Twitter, a fundação Wikimedia tem uma iniciativa em mercados emergentes de acesso gratuito via celular, neste caso, à Wikipedia, sua enciclopédia colaborativa. A iniciativa, batizada de Wikipedia Zero, está disponível em 29 operadoras em dezenas de países da África, Ásia e Oriente Médio. Agora, a Wikimedia quer trazer o projeto para a América Latina, começando pelo Brasil, informa a diretora de mobilidade e parcerias da fundação, Carolynne Schloeder. A expectativa é fechar parceria com pelo menos uma operadora que atua no Brasil até o final do ano.

"A Wikipedia é um serviço que abre as portas do mundo para as pessoas. Queremos transformar o mobile em uma plataforma para a educação", diz a executiva. Atualmente, o projeto Wikipedia Zero contabiliza 65 milhões de visualizações de páginas por mês via dispositivos móveis, a maioria através de navegadores móveis. A projeção é alcançar 90 milhões ao fim do ano e 125 milhões em junho de 2015. O acesso também pode ser gratuito por meio dos aplicativos Android e iOS da enciclopédia, se acordado com as operadoras.

Nos países onde foi lançado, o Wikipedia Zero gera um impacto imediato no acesso à enciclopédia via dispositivos móveis. No Nepal, por exemplo, a quantidade de visualizações mais que dobrou após a gratuidade do acesso. Na África do Sul, a operadora MTN aderiu ao projeto depois que estudantes de uma escola enviaram cartas pedindo a gratuidade. Lá, a quantidade de acessos móveis à Wikipedia aumentou 80% com o Wikipedia Zero, relata Carolynne.

A parceria com as operadoras é uma relação ganha-ganha. Ou seja, não há pagamento entre as partes e os dois lados ganham. "Algumas operadoras questionam o peso desse tráfego na rede, mas ele é baixo. Cada página tem apenas 125 Kb, em média. Isso não é nada frente ao ganho proporcionado na vida das pessoas. É uma questão de responsabilidade corporativa", argumenta a executiva.

A fundação não aceita fechar acordos de exclusividade com nenhuma operadora. "Nosso objetivo é compartilhar conhecimento com as pessoas ao redor do mundo. Queremos trabalhar com todas as teles. Um acordo de exclusividade feriria nossos princípios. A democratização do conhecimento norteia nossas atividades", explica.

Paralelamente, a Wikimedia está conversando com fabricantes de handsets para embarcar o aplicativo da Wikipedia em smartphones Android. Uma nova versão do app acabou de ser desenvolvida e traz uma série de novidades. Pelo app é possível editar e monitorar artigos, por exemplo.

Números

Em maio deste ano, os sites da fundação Wikimedia registraram 19,9 bilhões de visualizações de páginas no mundo, das quais 4,67 bilhões foram feitas via dispositivos móveis, ou 23,5% do total. A Wikipedia responde por mais de 90% desse volume. O restante são outros projetos da fundação, como o Wikicionário, um dicionário colaborativo. Para se ter uma ideia do crescimento do mobile, em maio de 2013 os celulares respondiam por apenas 16% do total de visualizações, ou 3,41 bilhões sobre 21 bilhões.