Mensageria26/07/2017 às 19h02

WhatsApp tem 1 bilhão de usuários ativos por dia no mundo

Fernando Paiva

1 bilhão de pessoas acessam o WhatsApp diariamente ao redor do mundo. A notícia foi revelada pela empresa oficialmente nesta quarta-feira, 27. Um ano atrás o WhatsApp comemorava ter alcançado 1 bilhão de usuários ativos por mês (MAUs, na sigla em inglês). Agora são 1,3 bilhão por mês. A empresa divulgou também outros dados sobre a utilização do serviço: diariamente são trafegados pelo WhatsApp 55 bilhões de mensagens de texto; 4,5 bilhões de fotos; e 1 bilhão de vídeos.

De acordo com recente relatório publicado pelo eMarketer, o WhatsApp e o Facebook Messenger são os únicos apps de mensagens que podem ser considerados players globais, por possuírem uma grande base de clientes em mais de 20 países. Concorrentes como WeChat, Viber, Line e Snapchat não têm o mesmo alcance. O WhatsApp é o app de mensagens líder em mercados como América Latina, Alemanha, Itália, Holanda, Espanha, África do Sul, Malásia e Índia.

Brasil

No Brasil, o WhatsApp está instalado em 98,1% dos smartphones de internautas brasileiros – enquanto o Facebook Messenger está em 80,8%. E 97,5% dos usuários do WhatsApp no País acessam o serviço todo dia ou quase todo dia – contra 70,9% daqueles que têm o Facebook Messenger. O WhatsApp é o aplicativo mais presente na homescreen do brasileiro: ele está na primeira tela de 66% dos smartphones nacionais. Por fim, é o app favorito no mercado nacional: se só pudessem ter um único aplicativo instalado em seus aparelhos, 52% dos internautas brasileiros com smartphone escolheriam o WhatsApp. Os dados fazem parte dos mais recentes relatórios sobre mensageria móvel no Brasil (fevereiro de 2017) e uso de apps no Brasil (junho de 2017), da pesquisa Panorama Mobile Time/Opinion Box. Ambos estão disponíveis para download gratuito em www.panoramamobiletime.com.br