O app de chamada de táxis Taxijá afirma que mais de 100 empresas estão utilizando a sua versão corporativa, que substitui os antigos boletos em papel para deslocamentos de funcionários em táxis por um sistema eletrônico. A solução permite que o pagamento seja feito via aplicativo móvel, com aprovação por uma senha digitada pelo empregado. Os gestores controlam os gastos com táxi em tempo real em relatórios na web e podem estabelecer limites por colaborador.

O Taxijá conta hoje com 22 mil motoristas cadastrados, sendo 10 mil em São Paulo, e mais de 380 mil usuários do app.

Análise

No segmento de corridas de táxi para pessoa física, a competição entre apps no Brasil tornou-se demasiadamente feroz. Há meses os principais aplicativos deixaram de cobrar a taxa de R$ 2 dos taxistas em São Paulo e no Rio de Janeiro, em uma tentativa de fidelizá-los, mas sangrando os cofres das próprias empresas em uma disputa para ver quem aguenta mais tempo no mercado.

Neste cenário, a oferta de um serviço de boleto eletrônico para o mercado corporativo virou uma válvula de escape para a geração de receita. Aqueles que exploraram esse filão primeiro, como Wappa e Taxijá, estão colhendo os frutos agora.