O mercado brasileiro de SIMcards atingiu seu pico no ano passado, quando foram comercializadas cerca de 200 milhões de unidades, puxado pelo fenômeno dos aparelhos com entradas para dois ou mais chips. Agora, a indústria desse produto sente um processo de desaceleração. Pelos números apurados até o momento, a projeção é de que as vendas em 2014 do mercado Brasil como um todo caiam cerca de 20%, estima o diretor de vendas da Gemalto, Sergio Muniz.

Além da saturação do público que buscava aparelhos multiSIMcard, a chegada de modelos que funcionam para mais de um tamanho de chip (2FF, 3FF e/ou 4FF) também contribui para a redução no volume de vendas. A expectativa da indústria é de uma estabilização daqui em diante, até a chegada do tão aguardado boom proporcionado pelo mercado de comunicação entre máquinas (M2M).

Segundo Muniz, no mundo todo, as vendas de SIMcards no formato 3FF (miniSIMcard) somadas àquelas do modelo duplo (3FF e 2FF) já superam o volume de 2FF puro. A mesma tendência é observada no Brasil. A Gemalto possui ainda um modelo que serve para os três tamanhos, batizado de "Trio". Lançado no fim do ano passado, acumula 15 milhões de unidades vendidas na Europa e deve chegar ao Brasil até dezembro. A fábrica da empresa no Paraná está pronta para produzir esse modelo.

Serviços

Para não ficar à mercê das oscilações da demanda por SIMcards, empresas como a Gemalto têm procurado desenvolver um portfólio de serviços voltados para as operadoras. Uma das apostas da companhia é a sua plataforma de smart messaging, capaz de enviar mensagens pop-up na tela de qualquer celular. Integrada às grandes operadoras que atuam no Brasil, essa plataforma serve para campanhas de mobile marketing e mobile advertising. Outra solução é a de Trusted Service Manager (TSM) para a instalação de aplicações NFC no SIMcard. Embora Apple e Google estejam apostando em soluções de pagamento móvel com o elemento seguro instalado fora do SIMcard, a Gemalto acredita que outros serviços, como transporte público e identificação, ainda terão interesse em usar o NFC associado ao SIMcard das teles.