Os desenvolvedores de aplicativos móveis brasileiros agora contam com uma plataforma de backend como serivço (BaaS) criada no Brasil. Trata-se da Goldark, que permite a programação e gerenciamento do backend mesmo por desenvolvedores que não tenham profundo conhecimento de programação nessa área. Além disso, o backend fica hospedado na Goldark e sua capacidade é escalável, crescendo junto com o app.

A empresa afirma que a utilização da sua plataforma consegue acelerar em 50% a integração de apps e reduzir em 80% o tempo de desenvolvimento do backend. Entre as funcionalidades da plataforma estão a modelagem de objetos e a construção de APIs sem programação; notificações push prontas para uso; integração com banco de dados já existentes; e controle de sessão de usuários. A solução pode ser testada gratuitamente por desenvolvedores, desde que dentro dos seguintes limites mensais: 100 usuários ativos, 1 mil notificações push e 500 MB de armazenamento. Para empresas ou para projetos acima desses limites, é definido um preço de acordo com o tamanho do projeto.

A Goldark estima que atualmente 72% dos apps Android e 65% daqueles em iOS não estejam conectados a um backend. Há, portanto, um grande mercado em potencial. A empresa quer oferecer sua solução tanto para o mercado corporativo quanto para desenvolvedores individuais. Cabe lembrar que a plataforma da Goldark também pode ser adotada em aplicativos para desktop ou web.