Bots27/01/2017 às 07h50

Nokia cria assistente virtual para engenheiros de telecom, a Mika

Da Redação

Está começando a era da especialização dos assistentes virtuais. Enquanto Google Assistant, Alexa e Cortana são treinados para atender pedidos genéricos dos consumidores finais, vão surgir aos poucos assistentes dedicados a temas específicos, principalmente para o mercado corporativo. Um dos primeiros exemplos é a Mika, acrônimo para "Multi-purpose Intuitive Knowledge Assistant", desenvolvida pela Nokia com apoio da sua plataforma Nokia AVA, de computação cognitiva.

A Mika foi desenvolvida para servir a engenheiros de telecomunicações em centros de operações das empresas de telefonia fixa e móvel. Por meio de comandos de voz, os engenheiros têm acesso a informações específicas com mais agilidade do que se fossem buscá-las manualmente. A Nokia afirma que sua solução consegue  "devolver" aos engenheiros até 1 hora de trabalho por dia. Além de dados da própria operadora, a Mika reúne dados sobre melhores práticas de teles ao redor do mundo. A assistente é acessada através de uma interface na web ou por aplicativo móvel.

Reparo preditivo

Outra novidade anunciada pela fabricante se chama "Reparo preditivo" e consiste em uma solução que combina machine learning e big data para sugerir reparos preventivos nas redes de telecom com até 14 dias de antecedência antes de um problema real ocorrer, com 95% de acerto.

As duas soluções serão apresentadas no Mobile World Congress, em Barcelona, no começo de março.

Bots Experience Day

As oportunidades e os desafios no mercado brasileiro para chatbots e assistentes virtuais serão debatidos na segunda edição do seminário Bots Experience Day, que acontecerá no dia 20 de março, no WTC, em São Paulo. Entre os palestrantes já estão confirmados executivos da Oracle, Take, InSite e Outra Coisa (Artplan). O evento é organizado por Mobile Time. Mais informações estão disponíveis em www.botsexperience.com.br