A Asus apresentou seus primeiros smartphones do portfólio Zenfone 5 nesta terça-feira, 27, além do smartphone Zenfone Max (M1) e do notebook NovaGo. Neste novo rol de produtos, os handsets Zenfone 5 e Zenfone 5Z destacam-se como os primeiros da companhia taiwanesa com inteligência artificial.

O Zenfone 5Z possui processador Qualcomm Snapdragon 845 com opções em 4 ou 8 GB de RAM, e 64 ou 256 GB de espaço (expansível até 2 TB com microSD) e recursos aprimorados com o Qualcomm Artificial Intelligence Engine (AIE). Esta tecnologia permite otimizar fotos em 16 tipos de cenários, traz nitidez às imagens, desbloqueio por reconhecimento facial ou digital em 0,1 segundo, ajuste do ruído de acordo com o ambiente e criação de avatares de emoji animados com voz, expressão facial e movimento de cabeça.

Por sua vez, o Zenfone 5 tem o Snapdragon 636, opções de 4 e 6 GB de RAM e 64 GB de armazenamento (expansível até 2 TB). Em sua IA destacam-se funções de preferência de configuração de fotos, embelezamento em tempo real e desempenho inteligente para jogos ou tarefas mais parrudas, além das funções apresentadas no Zenfone 5Z.

Ambos smartphones tem tela de 6,2 polegadas com proporção de 19:9 (90% da tela em relação ao seu corpo), Android Oreo (8.0), opção para dois cartões de operadora (Dual SIM), bateria de 3.300 mAh, câmera frontal de 8 MP, e câmera traseira dupla de 12 MP na principal e a segunda com abertura de 120º que grava em 4K.

E também temos…

Outra novidade da fabricante é o handset Zenfone Lite. Considerado uma versão mais leve dos outros dois devices do portfólio, o equipamento não tem inteligência artificial embarcada. No entanto, o Lite possui quatro câmeras independentes, 16 MP na traseira e 20 MP frontal, além de câmeras com ângulo de 120º.

Com tela de 6 polegadas, o Zenfone Lite tem processador Qualcomm Snapdragon 630 com opções de 4 ou 6 GB de RAM, e 32 ou 64 GB de espaço (expansível para 2 TB). Seu sistema operacional é o Android Oreo (8.0), sua bateria é de 3.300 mAh e ele possui sensor biométrico e Dual SIM.

Fora do portfólio, a Asus apresentou ainda o celular Zenfone Max (M1) com bateria de 4.000 mAh, tela de 5 polegadas, 2 GB de RAM, 32 GB de armazenamento (expansível para 256 GB); e o notebook NovaGo, com processador Qualcomm 835 e modem LTE Gigabit Snapdragon X16.

Disponibilidade

O único dispositivo apresentado pela Asus hoje em Barcelona com preço foi o Zenfone 5Z, avaliado em 479 euros para a versão de 4 GB de RAM e 64 GB de armazenamento. A data de lançamento do 5Z e dos demais handsets ainda não foi divulgada.