O app norte-americana de saúde móvel Sharecare (Android, iOS) chega ao Brasil neste mês com metas ambiciosas para os próximos dois anos: quer ter 20 milhões de usuários e uma receita anual de R$ 200 milhões em 2020. De acordo com Nicolas Toth, presidente da Sharecare Brasil, apenas no primeiro ano de operação a expectativa é ter entre 3 e 5 milhões de usuários do app. “É um trabalho de curto, médio e longo prazo”, completa o executivo.

O desenvolvimento do negócio no Brasil ainda está atrelado à futura expansão que a companhia planeja na América Latina. Em um ano e meio, a Sharecare pretende levar sua tecnologia para outros países na região. Para isso, o conteúdo do app está sendo desenvolvido em português e espanhol. No entanto, a empresa pretende ver como o mercado brasileiro absorve a plataforma, para depois se encaminhar para Chile, Argentina e México.

Tecnologia

Sua tecnologia baseia-se na coleta de informações de seus usuários. Dados como qualidade do sono, quantidade de passos e até nível de estresse em uma ligação são colhidos – por meio de sensores do celular – e analisados com inteligência artificial (Watson, Microsoft e algoritmos próprios). Além disso, a solução é capaz de coletar dados de dispositivos de saúde digital e vestíveis de usuários que tenham Bluetooth.

“Estamos colocando vários módulos para engajar com os usuários. Ao mesmo tempo, queremos entender o que acontece com a pessoa e ajudá-la a fazer a gestão ativa de sua saúde. Vamos oferecer a intervenção mais efetiva, no tempo certo, no menor custo possível, tornando a saúde sustentável, algo que hoje não é”, disse Toth.

O app possui outras duas funcionalidades de destaque. Uma é o Real Age, uma solução que consegue mostrar a idade biológica de uma pessoa por meio de seus hábitos e dados de saúde (se fuma, nível de glicose, peso, idade, pressão arterial etc.). E a outra é o GreenDay, uma gamificação que o usuário ganha seu “dia verde” ao completar e manter bons hábitos de saúde.

O Sharecare também possui como diferencial os conteúdos de saúde totalmente traduzidos e adaptados para o português. São mais de 2,6 mil vídeos e 4 mil textos sobre dicas de bem-estar e saúde para seu usuário.

Modelo de negócios

No Brasil, o aplicativo terá duas versões: uma gratuita para qualquer usuário e outra adicional para programa de gestão de saúde para empresas e governos (patrocinado). A receita da companhia virá dos patrocínios das empresas que aderirem ao app. Neste programa de gestão, uma firma poderá entender como está a saúde de seu quadro de funcionários (sem ter acesso a informações particulares) para fazer campanhas internas e cuidar da saúde deles.

Segundo Jeone Miranda, diretor de TI da Sharecare Brasil, uma das ideias é procurar reduzir o custo corporativo com sinistro de saúde, a partir da identificação das doenças mais comuns entre os funcionários e os tratamentos mais recorrentes. Dessa forma, a empresa será mais assertiva em suas campanhas de alerta e prevenção.

Toth relata que a SulAmérica é a primeira empresa a operar com o app. No entanto, Miranda confirmou que mais quatro firmas de grande porte estão em processo de adesão. Sem poder revelar seus nomes, ele disse que seus setores são varejo, finanças e uma estatal.

Histórico

A plataforma de saúde foi criada nos Estados Unidos em 2010 e já investiu mais de US$ 500 milhões em seu desenvolvimento, sendo uma parte para a aquisição de 11 empresas. Ao todo, a companhia já atendeu mais de 45 milhões de usuários no mundo.

Entre as empresas compradas está a brasileira Healthways, que atuava em gestão de crônicos, ortopedia, ligue-saúde, envelhecimento saudável e modelagem preditiva. Adquirida em 2016, a firma traz uma carteira de 1,5 milhão de clientes da SulAmérica, companhia que investiu R$ 250 milhões na Healthways, e possibilitou à Sharecare adicionar novas funções de indicadores de saúde e bem-estar, além de poder ser administradora da plataforma de gestão de saúde.

Os fundadores da Sharecare são Mehmet Oz (o Dr. Oz que já apresentou alguns programas de TV) e Jeff Arnold, criador do site HowStuffWorks. Entre os investidores estão empresas de saúde e grandes nomes da mídia, como a empresa da apresentadora Oprah Winfrey, além de Sony e Discovery.

No Brasil, a empresa deve chegar a ter 200 funcionários até o final do ano. Com sede em São Paulo, ela possui uma equipe de 21 desenvolvedores, mas com a expansão deve chegar a 40 especialistas de tecnologia.

Futuro

Miranda, da Sharecare, ainda comentou sobre tecnologias que pretende adicionar à plataforma no futuro. Até julho, a companhia deve lançar um bot dentro do app para facilitar o acesso dos usuários à função Real Age. Outra tecnologia que deve chegar no meio de 2018 são as laudas de protocolos laboratoriais (vacinação e exames, por exemplo) que ficarão armazenadas dentro do app. Até o final do ano as imagens de exames também devem entrar na aplicação. O executivo de tecnologia relata que a Sharecare estuda abrir sua API para facilitar o ecossistema de saúde digital e a adesão de empresas na gestão de saúde de seus funcionários.