O Grupo Telefônica e a Huawei ampliaram acordo para fornecimento de tecnologia para evolução da rede LTE com a Vivo no Rio de Janeiro, além de implantações com as subsidiárias locais em Bogotá (Colômbia) e Monterrey (México). Segundo informaram as empresas nesta terça-feira, 27, a operadora vai introduzir a agregação de portadoras com 4×4 MIMO (múltiplas entradas e saídas), modulação de 256-QAM e tecnologia CloudAIR (“cloudificação de espectro” da própria fornecedora chinesa), para permitir a oferta do LTE-Advanced Pro (chamada pela empresa de 4,5G Evolution) “nos próximos meses”, com previsão de estender a tecnologia para outros países ainda em 2018. Assim, as empresas prometem velocidades de pico em downlink de até 1 Gbps na rede comercial.

O diretor global de tecnologia e arquitetura da Telefônica, Juan Carlos García, disse em comunicado que a 4,5G Evolution será “um dos principais passos no caminho para a 5G”, e que é resultado de dois anos de parceria com a Huawei no desenvolvimento tecnológico. O presidente da conta global do grupo espanhol na Huawei, Edward Deng, complementou: “O 4,5G Evolution ajudará a Telefônica a melhorar seus negócios ao introduzir tecnologias 5G em redes LTE existentes. Serviços como os da 5G e novos modelos que a 5G suportará podem ser lançados e desenvolvidos rapidamente”.

Os testes com a tecnologia foram iniciados em Munique, na Alemanha, como parte do projeto TechCity. Em laboratório, as empresas conseguiram atingir velocidades de 1,65 Gbps. Em testes de campo, criaram uma rede piloto com a ideia também de promover serviços novos para a Telefônica, como vídeo HD, WTTx (conexão fixa-móvel), IoT e comunicações críticas.