A brasileira NearBytes está desenvolvendo um aplicativo próprio para Android, iOS e Windows Phone no qual vai integrar a sua solução de autenticação sonora com o objetivo de prover mais segurança em compras on-line. A companhia fechou parceria com a Conductor, uma empresa de pagamentos que ficará encarregada de armazenar os dados dos cartões cadastrados pelo consumidor. Serão acertados acordos com sites de e-commerce para incluírem a solução em suas páginas. Para efetuar uma compra, o usuário precisará apenas selecionar a opção de pagamento da NearBytes no site, confirmar o valor dentro do app e digitar sua senha. O celular precisa estar próximo do microfone do computador, para que a transmissão ocorra com sucesso. A NearBytes publicou um vídeo no YouTube demonstrando como funciona.

"Não queremos concorrer com PayPal. Seremos uma camada de segurança a mais. Podemos pegar a localização do consumidor e a compra só pode ser realizada com o celular dele. Para o site de e-commerce, isso reduz o risco de fraude", explica Carlos Estigarribia, sócio-fundador do NearBytes. O executivo pretende conversar com PayPal e outros gateways de pagamento para que sejam conectados à sua plataforma, batizada de NearPay. O modelo de negócios consiste na cobrança de uma licença anual por terminal que usar a tecnologia.

Ao mesmo tempo, a NearBytes está conversando com diversas soluções de m-wallet para a inclusão da sua solução de autenticação sonora. Três delas devem ser lançadas entre abril e maio, informa Estigarribia.

Tecnologia

A tecnologia de autenticação sonora da NearBytes transmite os dados através da modulação da fase da onda. Como a fase se perde muito rápido, é necessário que o device que transmite os dados esteja bem próximo do receptor, a uma distância de 10 cm mais ou menos, o que confere mais segurança à solução, ou seja, inviabiliza que outro aparelho "escute" a transação a metros dali. Outra vantagem é que a modulação por fase consegue transmitir 100 bytes por segundo, o que é suficiente para informar o número do cartão, a senha, o nome do consumidor e usar criptografia. Uma nova versão da NearBytes em desenvolvimento aumentará a velocidade para 400 bytes por segundo. Outros métodos de autenticação sonora trabalham com cerca de 8 bytes por segundo, o que limita sua gama de utilizações ou requer a conexão com a Internet para complementar as transmissão de dados.

A transmissão do NearBytes é feita em 9 mil Hertz, frequência audível para o ser humano. O som emitido lembra o de um grilo e dura cerca de um segundo. Essa frequência é compatível com qualquer celular, tablet ou PC. Se usasse uma frequência de ultrassom, nem todos os aparelhos seriam compatíveis.

SDK

O principal modelo de negócios da NearBytes hoje é o licenciamento de sua tecnologia para o uso por terceiros. A empresa disponibiliza um SDK para Android, iOS, Windows Phone, Mac OS, Windows, Linux e Rhaspberry Pie. É cobrada uma taxa única de US$ 0,26 por terminal que realizar uma transação por som – no caso específico da NearPay a licença será anual e um pouco mais cara.

Cerca de 600 empresas já baixaram o SDK e estão desenvolvendo apps com a tecnologia. Um exemplo é um desenvolvedor chinês que criou um app de carteira para troca de bitcoins, chamado "Coin Pok", para Android. Outro exemplo é o app do carnaval do Rio de Janeiro deste ano desenvolvido pelo Globo, que incluiu uma opção de socialização entre participantes de blocos aproximando os celulares e transmitindo dados com a tecnologia da NearBytes.