Pouco a pouco, o mercado de seguros está se adaptando à realidade mobile. Um exemplo é a Argo Seguros, especializada em seguros de responsabilidade civil para profissionais liberais, como médicos, dentistas, advogados e engenheiros. A empresa primeiro criou no Brasil uma plataforma, batizada como Protector, para contratação on-line desse tipo de seguro, facilitando a ponte entre corretores e clientes. No ano passado, a empresa lançou a versão móvel do Protector, na forma de dois apps (Android, iOS), um para o corretor e outro para o segurado. Hoje, 15% dos sinistros já são informados através do celular.

A empresa tem mais de 11,5 mil segurados ativos, distribuídos entre sete tipos de seguros de responsabilidade social, de acordo com a profissão: médico, dentista, corretores de seguros, advogados, engenheiros, contadores e corretores de imóveis. O potencial de crescimento é enorme, segundo Roberto Uhl, gerente de linhas profissionais da Protector da Argo Seguros: "Há 420 mil médicos no Brasil, e menos de 20 mil possuem esse tipo de seguro." Outras dez profissões serão incluídas este ano. Até dezembro, a empresa espera chegar a 16 mil segurados ativos, com 60% deles usando o app. Além de informar o sinistro, o segurado pode verificar os detalhes da sua apólice pelo smartphone, checar seus pagamentos e acessar uma "sala de emergência virtual", onde conversa diretamente com um especialista da Argo sobre seu sinistro.

Hoje, o Protector conta com 1,2 mil corretores cadastrados, dos quais 400 utilizam o app. Através dele, podem acompanhar a sua carteira de clientes e se comunicar com eles, especialmente em época de renovação do seguro. Também podem gerenciar suas prospecções e verificar sua posição no ranking de corretores da plataforma. A expectativa da Argo é ter 2,2 mil corretores cadastrados ao fim do ano, com 70% deles usando o app.

Como o prêmio é baixo, a contratação on-line facilita a venda para a seguradora e para os corretores. Há segurados do Protector em 1 mil cidades do Brasil, apesar de a Argo ter apenas escritório em São Paulo. Uhl destaca outras vantagens da venda on-line: "O nível de informação que a tecnologia nos gera para análise e gestão de risco é muito melhor. Do ponto de vista do corretor, por sua vez, fica mais fácil a prospecção de segurados de prêmio baixo. E para o segurado a experiência de contratação é mais simples e rápida. O processo leva cinco minutos", compara Uhl.

A Argo agora estuda a possibilidade de venda de seguros diretamente pelo app, o que poderá ser lançado ainda este ano.