O Google estaria planejando o lançamento de um smartphone próprio no fim deste ano, informa o jornal inglês The Telegraph, em sua edição do último domingo, citando fontes familiarizadas com o projeto. Não foram fornecidos detalhes sobre como seria o aparelho, mas o objetivo estratégico estaria em dar ao Google maior controle sobre o hardware e sobre a pureza do Android dentro dele.

Não está claro qual seria a diferença entre esse primeiro aparelho com marca própria e o próximo Nexus, família de terminais que recebem Android puro, produzidos em uma parceria entre Google e outros fabricantes.

Análise

A notícia divulgada pelo Telegraph, embora careça de maiores detalhes e declarações com fontes reveladas, gerou grande repercussão na imprensa especializada nesta segunda-feira, 27. Especula-se que o Google estaria preocupado com a fragmentação do Android, e que a entrada no mercado de handsets poderia indicar uma mudança futura no seu modelo de negócios para o sistema operacional. É pouco provável, contudo, que o Google restrinja o acesso ao Android a outros fabricantes em prol de uma maior padronização, pois isso significaria perder share nas vendas de smartphones, abrindo espaço para outros sistemas que só não prosperaram nos últimos anos porque não conseguiram competir com a escala do Android de um lado e com a qualidade do iOS, de outro. Além disso, toda a estratégia de negócios do Google gira em torno de publicidade. E para se fazer dinheiro com publicidade é preciso ter uma grande base de usuários para serem impactados por anúncios. Portanto, não é interessante para a empresa que o Android perca escala, ainda que o preço por isso seja a sua fragmentação.