O aumento nas expectativas pelo novo iPhone, cujo lançamento está previsto para setembro, teve um efeito curioso na China: a diminuição das vendas de outros devices da empresa no país. Segundo a consultoria IDC, a fatia da Apple no mercado chinês de smartphones caiu à metade, para cerca de 10%, no segundo trimestre de 2012, resultado que se deve, em grande medida, ao adiamento de gastos para o consumo do novo modelo do iPhone.

O período marcou ainda um fato inédito: pela primeira vez, a venda de smartphones superou aquelas de feature phones na China. As vendas de smartphones no período foram de 44 milhões de unidades, equivalentes a 51% do total de 87 milhões de telefones móveis vendidos no país no segundo trimestre.

De acordo com o IDC, além do fator sazonal, relativo à espera pelo novo iPhone, a queda na participação de mercado da Apple se deveu também à alta na competitividade de empresas concorrentes. Entre estas, a principal foi a Lenovo, que roubou o segundo lugar da Apple, e agora ostenta 11% de share no mercado de smartphones do país. A liderança continua sendo ocupada pela Samsung, fabricante que, não obstante possuir significativos 19% do mercado, amargou uma baixa em relação aos 21% que tinha no primeiro trimestre.