A Lenovo vai juntar sua divisão de smartphones, a Mobile Business Group (MBG), com a Motorola Mobility. Em entrevista ao site NDTV Gadgets, o CEO da Motorola, Rick Osterloh confirmou a junção “imediata” da MBG com a Motorola – responsável pela fabricação e desenvolvimento de novos smartphones. Com a união, a divisão de smartphones da Lenovo deixa de existir e passará a operar sob o comando da norte-americana Motorola. Os funcionários da operação chinesa serão incorporados pela subsidiária norte-americana. A Motorola foi comprada pela companhia chinesa por US$ 2,9 bilhões em 2014.

Outra companhia do grupo, a ZUK – fabricante do smartphone Z1 com a variação do Android, Cyanogen – continuará atuando de forma independente e com foco no mercado de Internet. Por sua vez, os smartphones da Motorola seguem como os principais da empresa.

Antes, como marcas separadas, Lenovo e Motorola perderam mercado na China, viram aumentar o crescimento de novos rivais – Xiaomi e Huawei –, além de sofrer com a alta do dólar, que assola o mercado financeiro global.