As montadoras da carros Audi, BMW e Daimler se uniram às empresas de tecnologia móvel Ericsson, Intel, Huawei, Nokia e Qualcomm para fundar a Associação Automotiva 5G (5GAA, na sigla em inglês). O objetivo é trabalharam em conjunto na padronização da quinta geração de telefonia celular, especialmente nos aspectos que interessam diretamente ao desenvolvimento de carros conectados.

Os carros conectados do futuro terão serviços cada vez mais sofisticados de entretenimento a bordo, usando a conexão das redes móveis, e também trocarão dados com a infraestrutura das cidades e com outros automóveis. Essa comunicação entre máquinas será uma das partes mais relevantes das especificações do 5G, que estão sendo discutidas internacionalmente entre diversos players e associações do mercado de telecom. O que for decidido nessa padronização influenciará bastante o desenvolvimento de novos produtos do setor automotivo, principalmente carros autônomos.

Os membros da recém-criada associação listam entre seus objetivos os seguintes: 1) definir e harmonizar casos de uso, requerimentos técnicos e estratégias de implementação; 2) dar suporte à padronização, regulamentação, certificação e processos de aprovação; 3) definir requerimentos para a tecnologia de comunicação entre veículos e o ambiente à sua volta, como conectividade sem fio, segurança, privacidade, autenticação, arquiteturas distribuídas na nuvem etc; 4) conduzir projetos em conjunto de interoperabilidade, soluções integradas e pilotos em larga escala.

A 5GAA está aberta à adesão de outros membros.