Um levantamento realizado pela Akamai identificou um leve aumento na velocidade média da banda larga móvel de duas operadoras brasileiras no terceiro trimestre do ano passado em comparação com o trimestre anterior. Uma empresa passou de 1 Mbps para 1,1 Mbps e outra de 1,6 Mbps para 1,7 Mbps. Seus nomes não são identificados.

Na América Latina, a Akamai acompanhou o desempenho das redes de 13 operadoras em nove países. O melhor resultado foi de uma tele em El Salvador, com velocidade média de 2,1 Mbps no terceiro trimestre. E o pior resultado foi de uma operadora na Argentina: 0,9 Mbps.

No mundo todo, 18 operadoras apresentaram velocidades médias acima de 4 Mbps. No trimestre anterior foram apenas 11. O destaque ficou com uma operadora russa e uma ucraniana, que tiveram velocidades médias de 9,5 Mbps e 8,7 Mbps. Ao todo, 74 operadoras tiveram médias acima de 1 Mbps, enquanto no trimestre anterior foram 62. Apenas três teles (uma da Argentina, uma da África do Sul e uma da Oceania) registraram médias abaixo de 1 Mbps.

Cabe lembrar que o estudo da Akamai leva em conta apenas o tráfego sobre redes móveis, ou seja, o tráfego via Wi-Fi ou em redes híbridas não está computado. Foi considerado o tráfego em celulares, smartphones, tablets e laptops.

Total

A partir de dados coletados pela Ericsson, o relatório da Akamai informa que no terceiro trimestre do ano passado foram trafegados 1.800 Exabytes pelas redes móveis no mundo inteiro, o que representa um crescimento de 80% em relação ao mesmo período de 2012 e de 10% em comparação com o segundo trimestre de 2013.